Goji LifePor mais de 2.000 anos, as bagas de goji têm sido um remédio básico na medicina tradicional chinesa. Conhecidas como a “fruta da longevidade”, estas pequenas bagas vermelhas têm também propriedades exclusivas no fortalecimento do sistema imunológico.

A medicina tibetana inclui os frutos milagrosos de goji para tratar as doenças renais, as doenças hepáticas, para reduzir o colesterol, baixar a pressão arterial, limpar o sangue, para psoríase, alergias, depressão, insónia, doenças graves como o câncer. Além disso, as pessoas do Tibete usavam as bagas de goji para a longevidade e para fortalecer o sistema imunológico. Muitas das pessoas em determinadas áreas do Tibete que consomem regularmente as bagas de goji, vivem até 100 anos e mais, sem sofrer de qualquer doença.

Melhoram a Visão

As bagas de goji são elementos-chave neste sentido porque elas contêm duas substâncias nutritivas para uma visão saudável: zeaxantina e luteína.

Elas são concentradas no centro da retina e têm o papel de proteger os olhos contra as causas mais comuns relacionadas com o envelhecimento e a perda de visão, incluindo a degeneração macular, a catarata e a retinopatia diabética.

Os radicais livres atacam os olhos, e a zeaxantina e a luteína protegem contra tais danos. As pesquisas sobre animais na China mostraram que o consumo de goji pode reduzir os danos da retina causados pelos radicais livres.

Controlam o colesterol e a pressão arterial

O Goji tem a capacidade de combater dois fatores-chave, que promovem as doenças cardíacas: o colesterol oxidado e o aumento da pressão arterial.

O colesterol torna-se perigoso, especialmente quando ele oxida, como resultado do contacto com os radicais livres, e afinal, a gordura prende, em seguida, às paredes arteriais, como uma placa. Os nossos corpos construíram como sistema de defesa, uma enzima chamada superóxido dismutase (SOD).

SOD produz antioxidantes para prevenir a oxidação do colesterol, mas os níveis de SOD diminuam com a idade. Os investigadores chineses mostram que o goji tem a oportunidade de aumentar a nossa produção de SOD, reduzindo a oxidação do colesterol. As bagas de goji contêm, também, outros antioxidantes que reduzem o colesterol e ajudam a controlar a pressão arterial.

Apoiam a saúde do cérebro

Além dos antioxidantes que protegem contra os radicais livres que podem causar danos cerebrais, o goji luta contra o estreitamento das artérias que fornecem oxigénio e nutrientes para as células do cérebro.

As bagas também ajudam o nosso corpo a produzir colina, um nutriente essencial que combate a doença de Alzheimer. O efeito combinado apoia o funcionamento saudável do cérebro.

Melhoram o sono

As bagas de goji são uma fonte de dois nutrientes essenciais para um sono saudável:

Tiamina (B1):  a vitamina é encontrada em alguns cereais, mas falta da maioria das dietas A tiamina também melhora o humor, reduz a depressão e aumenta os níveis de energia.

Magnésio: mineral que reduz o tempo necessário para adormecer e melhora a qualidade do sono.

Mantêm os órgãos vitais saudáveis.

Além disso, para manter o coração saudável, o goji ajuda a equilibrar o açucar no sangue e melhora o funcionamento do fígado, do aparelho digestivo e da pele:

• O açúcar no sangue: As bagas de goji foram utilizadas na Ásia no tratamento do diabetes mellitus e contribuem para o ajustamento dos níveis elevados de açúcar no sangue, que é um precursor para o diabetes e as doenças cardíacas.

• Fígado: vários tipos de fitonutrientes das frutas melhoram a capacidade do fígado para desintoxicar-se e proteger-se de agentes cancerígenos e hepatite.

• Digestão: As bagas de goji são úteis para todos os tipos de problemas digestivos e podem ajudar na recuperação de algumas doenças do aparelho digestivo, como a úlcera e o síndromo do intestino irritável.

• Pele: As bagas de goji contêm ácidos graxos, que podem estimular a produção de colágeno e retêm a umidade, o que leva à aparência jovem da pele.

Aumentam o libido e a função sexual

A diminuição da função sexual não é uma parte inevitável do envelhecimento. A diminuição do libido em homens e mulheres pode ser associada à baixa produção de testosterona. O goji pode ajudar a aumentar a sua produção.