Os benefícios das bagas de goji

goji berriesTodos sabemos que os antioxidantes são muito importantes para a saúde do corpo. Na verdade, eles são os mais importantes na prevenção de doenças e até mesmo do câncer. Bem, um alimento rico em antioxidantes são as bagas de goji – em inglês goji berries ou Lycium barbarum, Lycium chinense.

As bagas de goji são cultivadas na área da China e na Europa.

Aqui estão alguns dos benefícios destes ótimos frutos:

1. Como sabemos, as bagas de goji são ricas em antioxidantes, especialmente em carotenóides e zeaxantina. Estes carotenóides são muito úteis para proteger a retina do olho e melhorar a visão em pessoas com mais de 65 anos de idade.

2. As bagas de goji são também uma boa opção para proteger o fígado e os rins.

3. Um benefício muito importante destas frutas é que elas ajudam a fortalecer o sistema imunológico e a preservar o estado de saúde.

4. Os polissacarídeos das bagas de goji fazem milagres para a hipófise e estimulam a liberação do hormónio do crescimento (HGH). Este é um hormónio principal e pode reverter os efeitos do envelhecimento, fazendo-nos sentir e parecer melhor.

5. As bagas de goji também têm uma grande capacidade de absorção dos radicais de oxigénio, muito importante na prevenção da oxidação e na manutenção do estado de células e, portanto, na prevenção do envelhecimento celular.

6. As bagas de goji previnem a fadiga e a exhaustão que são frequentemente encontradas no estilo de vida moderno. São ótimas para melhorar as enxaquecas e insónias.

7. As investigações mostraram também que as bagas de goji são muito eficazes para aumentar a fertilidade e melhorar a função sexual, especialmente em homens.

8. As bagas de goji são ótimas para melhorar a circulação sanguínea e ajudam a prolongar a duração da vida.

9. Com o seu alto teor de vitaminas e minerais, elas reduzem a pressão arterial e o colesterol. Algumas pessoas afirmam que elas podem prevenir o câncer, embora este aspecto não tenha sido demonstrado cientificamente.

10. Aqueles que costumam fazer exercícios físicos consomem regularmente goji porque ajuda na perda de peso e na tonificação do corpo.

As bagas de goji podem ser consumidas de várias maneiras. Uma vez que se assemelham às passas, elas podem ser um lanche em si. A maioria das pessoas incorporam as bagas no pequeno-almoço e usam-nas com cereais, outras pessoas consomem goji com iogurte, e outras bebem sumo de goji.